domingo

LULA, CONGO E O ITAMARATY!


1. Lula, discursando no Palácio Presidencial em Brazaville, disse que a República do Congo está “ensinando a construir uma democracia cada vez mais forte e na paz". Fez esta afirmação ao lado do Presidente daquele país, Denis Sassou-Nguesso, que chegou ao poder pela primeira vez em 1979,mediante um golpe de Estado, mas deixou o cargo após perder as primeiras eleições multipartidárias do país, realizadas em 1992.

2. Sassou-Nguesso voltou ao poder em 1997, depois de uma rápida e sangrenta guerra civil, em que contou com o apoio de tropas angolanas. Em março de 2002, ele venceu as eleições presidenciais, em que dois de seus principais concorrentes – o ex-presidente Pascal Lissouba e o ex-primeiro-ministro Bernard Kolelas – foram impedidos de participar devido a novas leis de residência no país,enquanto o terceiro rival, Andre Milongo, desistiu da candidatura dois dias antes do pleito, alegando que as eleições seriam fraudadas.

3. Será que o Itamaraty, ao preparar o discurso presidencial, ignorava tudo isso? Ou foi o Sargento Garcia que escreveu o discurso?

http://cesarmaia.blogspot.com/

terça-feira

Lula passa constrangimento ao visitar palácio de ditador

Presidente vai a suntuoso palácio de Blaise Campaoré no poder há 20 anos em Burkina Faso, na África

UAGADUGU, Burkina Faso - Depois de defender mudanças na Organização Mundial do Comércio (OMC) e nas Nações Unidas para resolver os problemas econômicos e sociais da África, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve de passar pelo constrangimento de visitar, na manhã desta segunda-feira, 15, o suntuoso palácio do ditador de Burkina Faso, Blaise Campaoré no poder há exatos 20 anos. O conjunto de prédios de granito e azulejos verdes, onde trabalha e vive o líder da antiga colônia francesa de Alto Volta, independente em 1960, destoa na paisagem árida e seca de Uagadugu, a capital de um dos países mais miseráveis do continente africano. Todo o conjunto é cercado por um extenso jardim verde, com pequenas árvores podadas, que recebe água de um complexo sistema de irrigação. As margens de um rio que passava em frente foram cimentadas, para ganhar novos contornos. Mas o rio está seco.Continua

sexta-feira

Crime contra os direitos da criança

Uma comissão formada por sem-terrinha, representando acampamentos e assentamentos de todas as regiões de Pernambuco, foi recebida pelo governador.