quinta-feira


Elevação ao grau de investimento reflete sucesso da economia brasileira, diz Meirelles, tucano que dirige o BC

Com a Agência Brasil

Brasília - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse hoje (30) que a elevação do Brasil ao grau de investimento, pela agência Standard & Poor's, “é mais um reconhecimento internacional do progresso e sucesso da economia brasileira.”.

Embora a classificação de risco da dívida brasileira esteja apenas na primeira faixa do “investment grade”, Meirelles ressaltou que a sinalização da agência S&P significa maior credibilidade internacional em relação ao país. A decisão da agência, segundo ele, pode ter reflexos imediatos, a começar pelo aumento do fluxo de investimentos externos para o setor produtivo.

"Isso trará conseqüências importantes para a capacidade de produção do país, que poderá crescer a taxas ainda mais elevadas”, afirmou ele. Esse movimento que ganhará mais força ainda, acrescentou o presidente do BC, quando as outras duas principais agências de classificação de risco (Fitch e Moddy's) acompanharem a decisão da S&P.

Meirelles reafirmou que o grau de investimento “é resultado da persistência na implantação de políticas econômicas consistentes”, com regime de câmbio flutuante e um volume de reservas internacionais – em torno de US$ 194 bilhões - “adequado para fazer frente a qualquer movimento mais brusco”, decorrente da instabilidade econômica internacional.

O presidente do BC destacou também os fundamentos econômicos adotados nas áreas fiscal e monetária, no combate à inflação e no fortalecimento do emprego e renda. “Temos flexibilidade para corrigir desequilíbrios, caso haja, com medidas de ajuste”, reforçou.

Alcançar o grau de investimento é mais um trunfo a ser apresentado por Meireelles na reunião bimestral que o Banco de Compensações Internacionais (BIS) realizará, nos próximos dias 4 e 5, na cidade de Basiléia, na Suíça. Ele vai enfatizar essa condição também no dia seguinte, em Zurique, durante a 1ª Conferência Anual sobre Mercados Emergentes, promovida pelo Banco HSBC.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial