terça-feira


A nota do DEM e a entrevista de Lula

NaFolha Online.


Em nota divulgada nesta segunda-feira, o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), critica as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre os partidos derrotados nas eleições municipais, e afirma que o petista é "irresponsável".

"Três partidos perderam: DEM, PSDB e PPS. (...) Foram os que perderam mais prefeituras. E os partidos da base do governo todos eles cresceram: PT, PMDB, PSB, PC do B, PP, PTB, todos", disse Lula em entrevista ao jornalista Ricardo Kotscho, que assessorou Lula e foi secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência. A entrevista foi publicada na coluna de Kotscho no site IG.

Mesmo considerando que a oposição perdeu, o presidente diz que ainda é cedo para se tirar conclusões dos resultados do pleito e tentou desvincular essa eleição com a de 2010.

"Em política as coisas não funcionam automaticamente, uma eleição definindo a próxima. Eu me lembro do Mário Covas que teve uma grande votação para senador em São Paulo e foi apontado como futuro presidente da República, mas ficou em quarto lugar, em 1989. Quando o [Orestes] Quércia fez do [Luiz Antonio] Fleury seu sucessor em São Paulo, também saiu em capa de revista como futuro presidente, mas teve só 5% dos votos, em 1994. Não dá para fazer uma ligação robotizada entre 2008 e 2010", afirmou o petista.

Leia a íntegra da nota do DEM sobre as declarações de Lula:

Por considerar que o presidente Lula da Silva foi agressivo e irresponsável ao afirmar que o DEM, PSDB e PPS, os três partidos da oposição, saíram derrotados das urnas, o deputado Rodrigo Maia, presidente da Comissão Executiva Nacional do Democratas, chama a atenção para os seguintes pontos:


1. todos ganharíamos se o presidente da República pudesse mostrar ao país algum sentido de responsabilidade e de espírito público dedicando-se à busca de soluções para os efeitos da grave crise econômica que ameaça a renda, o emprego e o crédito do consumidor brasileiro;


2. o Democratas assume o compromisso de colaborar para que sejam adotadas pelo governo medidas destinadas a evitar que o Brasil sofra com a recessão e o desemprego;


3. o ponto de vista do partido será o da cidadania. O Democratas defenderá com firmeza o cidadão e o contribuinte exigindo que o debate das medidas do governo no Congresso seja feito com honestidade e transparência;

4. em vez de agredir a oposição, o presidente Lula deveria se lembrar que as eleições municipais de 2008, disputadas de forma plural e democrática pelos partidos políticos, já acabaram;


5. ao manifestar tanta agressividade, o presidente da República deixa clara sua insatisfação com o resultado das urnas que não confirmaram as previsões otimistas que ele fez para algumas cidades, como foi o caso de São Paulo.


Brasília, 27 de outubro de 2008

Deputado Rodrigo Maia
Presidente do Democratas."

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial